Bentevi - Atacado em cosméticos
English Español
11 3324-1500 sac@bentevi.com.br Pedido Eletronico
Você está em: Home > Notícias > 02/10/2018 - Planejamento estratégico aplicado aos pequenos negócios

02/10/2018 - Planejamento estratégico aplicado aos pequenos negócios

O planejamento estratégico é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, onde leitura deverá ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível, devendo ainda gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado.


As empresas devem adotar o planejamento estratégico para implantar organização, direcionamento e controle; maximizar seus objetivos; minimizar suas deficiências e proporcionar a eficiência.


São etapas necessárias para se colocar em prática o planejamento estratégico:


Com base nas definições do negócio, visão, missão e princípios filosóficos da empresa, os seus lideres, juntamente com sua equipe de colaboradores, realizarão uma análise do ambiente.


Inicialmente as equipes deverão avaliar os fatores internos do ambiente organizacional, segmentando-os em pontos fortes e pontos fracos, avaliando, dentre outros aspectos: a estrutura organizacional; as práticas funcionais; os fluxos de informações; a gestão financeira e o controle da gestão.


Considerando-se que a empresa está inserida em um sistema mais amplo e é influenciada pelo entorno do qual faz parte, pois é afetada pelas transformações do entorno e contribui também pelo processo de transformação deste entorno, após analisar o ambiente interno, a liderança e componentes da empresa, dentro de um processo de planejamento estratégico, deverá proceder à análise do seu ambiente externo.


Para isso, é preciso observar o seu macro-entorno, constituído dos aspectos econômicos, sociais, políticos, legais, ecológicos, tecnológicos e culturais, bem como o entorno da empresa, que são aspectos externos que influenciam o seu comportamento, composto por clientes, competidores e fornecedores.


Na análise do ambiente externo avaliam-se as ameaças e oportunidades.


Feitas as análises do ambiente interno e ambiente externo, devem-se estabelecer estratégias de longo prazo:


Concluído o planejamento estratégico, resta monitorá-lo sistematicamente para que as empresas não voltem a ser levadas ao cotidiano caracterizado pela urgência e pela realização de atividades que não dão sentido à sua existência e que ainda ameacem a sua permanência em um mercado altamente competitivo.




Fonte:http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/Planejamento-estrat%C3%A9gico-aplicado-%C3%A0s-MPEs

Notícias

02/10/2018 - Direito do consumidor ele sempre tem razão?

A máxima de que o consumidor sempre tem razão está perdendo força nos dias atuais, uma vez que o Código de Defesa do Consumidor interpretado pelos Tribunais de Justiça têm mostrado que nem sempre há fundamento em suas reivindicações.


02/10/2018 - A importância da mão de obra qualificada

O aumento de produtividade compensa o investimento na seleção cuidadosa e no treinamento dos funcionários.


02/10/2018 - Planejamento estratégico aplicado aos pequenos negócios

O planejamento estratégico, mais do que a busca de um plano formal, é um rico processo de discussão de oportunidades e de análise da realidade da empresa.


02/10/2018 - Beleza e Estética.

Atualmente ouvimos muito falar sobre beleza e estética, mas de fato sabemos do que se trata?


02/10/2018 - Sete em cada dez brasileiros acreditam que gastos com beleza são uma necessidade e não um luxo

Para maioria dos brasileiros, atributos físicos potencializam oportunidades de vida e carreira profissional, aponta pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).


 
Como Comprar Desataques Promoções Seja um Cliente